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Via Araucária impulsiona infraestrutura rodoviária do Paraná com investimentos de R$ 13,1 bilhões

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A Via Araucária, concessionária responsável por 487 km de rodovias federais e estaduais no Paraná, está promovendo um ambicioso plano de modernização da infraestrutura viária do estado. Com investimentos previstos de R$ 13,1 bilhões, a empresa planeja duplicar mais de 300 km de estradas até o sétimo ano de concessão, com uma média de 75 km de duplicações por ano.


Principais obras e melhorias

Entre os projetos em destaque está a construção do Contorno Norte de Curitiba, prevista para iniciar entre o final de maio e junho de 2025. Além disso, a Via Araucária já revitalizou mais de mil quilômetros de faixas de rolamento, implantou mais de 70 km de elementos de segurança e renovou toda a sinalização horizontal.


Um exemplo notável é a revitalização da Serra do Purunã, próximo a Curitiba, que resultou em uma redução de 50% nas mortes e 30% nos feridos na região.


Impacto na logística e economia

As melhorias nas rodovias visam facilitar o escoamento da safra agrícola, integrar com o Porto de Paranaguá e melhorar a mobilidade entre os principais polos regionais. Com infraestrutura mais segura e eficiente, espera-se um aumento na movimentação de cargas e na atração de investimentos para o estado.


Modelo de concessão e tarifas

A concessão opera sob o modelo de Sociedade de Propósito Específico (SPE) e foi estruturada em ciclos, com foco em obras estruturais nos primeiros sete anos. A tarifa de pedágio ofertada pela Via Araucária é de R$ 8,72 a cada 100 km, com um desconto de 18,25% em relação ao valor-teto estipulado no edital.


Conclusão

O projeto da Via Araucária representa um avanço significativo na infraestrutura rodoviária do Paraná, com impactos positivos na logística, economia e segurança viária. A iniciativa demonstra o potencial das parcerias público-privadas na modernização das estradas brasileiras.

 
 
 

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